A arquitetura, assim como algumas outras áreas de criação, nos possibilita contar histórias e nos submete a algumas reflexões. Charles Jencks é um teórico de arquitetura americano, paisagista e designer que ganhou destaque como paisagista, fazendo interessantes obras inspiradas por fractais, genética, teoria do caos e sólitons.
Charles cativou uma legião de fãs graças a sua famosa obra “The Garden of Cosmic Speculation", na Escócia, um complexo paisagístico, composto por 25 diferentes jardins, que representa a história da formação do Universo.
Ao buscarem provocar reflexões sobre a natureza das coisas, indo além apenas das preocupações estéticas, os jardins se distanciam do paisagismo tradicional. O tempo presente ocupa a parte mais alta da área. Conforme descem os degraus, os visitantes vão em direção ao passado, ao mesmo tempo que aprendem sobre 13 bilhões de anos de evolução cósmica. Uma cascata conta a história do universo, um terraço mostra a distorção do espaço-tempo causada por um buraco negro, um“Quark Walk” leva o visitante a uma viagem para os menores blocos de construção da matéria, e uma série de acidentes geográficos e lagos lembrando geometria fractal.
Por ser uma propriedade privada, o jardim é aberto à visitação só uma vez ao ano e o dinheiro arrecadado é doado para o Maggie’s Centres, uma instituição que ajuda pessoas com câncer construída em homenagem à última esposa de Jencks — Maggie Keswick Jencks.
Via hypeness